Uma seleção: Holanda. A única que torço mesmo, como se fosse time. E isso talvez se deva ao fato exclusivo de sempre ouvir o meu pai falando da tal "Laranja Mecânica", no ínico dos anos 70. Uma seleção merecedora do título, praticando o chamado "futebol total", e que ninguém sabe dizer ao certo qual foi a mais "injustiçada" até hoje na copa do mundo: esta Holanda, ou o Brasil, que perdeu pra Itália na final, maestrada pelo grande Zico. Guardo até nome de muitos jogadores que eu nunca vi jogar da seleção laranja: Johan Cruyff, Frank Rijkaard, Van Basten, Gullit...
Após ele tanto me dizer, criei uma certa simpatia com a seleção holandesa.
Na década de 90, influenciado pelo video-game e assistindo futebol europeu, acabei vivenciando um pouco mais a história do futebol holandês. Jogadores que estavam em grandes clubes da europa me fizeram ficar encantado com o estilo de futebol que eles apresentavam. Ainda lembro de grandes nomes que se destacaram, como: Davids, os irmãos De Boer, Overmars, Kluivert, Bergkamp, Cocu...
Especificamente Bergkamp, foi um jogador que não vi nenhum jogo inteiro dele, mas que sempre me encantou,com apenas vídeos de alguns lances,e pela técnica apurada, mostrada em alguns jogos da seleção... O domínio dele era algo de se respeitar.
Outro que eu gostava de ver jogar era Overmars. Principalmente no barça. Ele fazia uma espécie de ponta, função pouco usada nos dias de hoje, seja pela evolução natural do futebol, ou pela escassez de jogadores que sabem fazer esse tipo de jogo.
Nos dias de hoje, há ainda jogadores da Holanda que se destacam individualmente. Sinal de que o futebol da Holanda ainda produz grandes talentos, que podem contribuir para uma futura, próxima e tão desejada taça da Copa do Mundo, já que na última ficaram com mais um vice-campeonato. Jogadores como Arjen Robben, Robin Van Persie, De Jong, Van Bommel, Sneijder e Kuyt já são bastante conhecidos pelo futebol apresentado no cenário internacional, além de já terem participado da última copa pela seleção. Além deles, há alguns jogadores que se despontam como promessa holandesa. O jogador mais conhecido entre eles é Ibrahim Afellay. Jogador que começou no PSV, de Eindhoven, e agora se encontra no grande e temido Barcelona. Infelizmente encontra-se lesionado, mas tem muito a contribuir para a seleção holandesa, pois no timaço do Barça ele terá pouco espaço para mostrar o seu futebol.
Espero que a próxima Copa do Mundo fique nas mãos de uma seleção inédita. Mesmo que não seja a Holanda, mas que alguma outra faça o que a Espanha conseguiu na última. É sempre bom ver o futebol mundial se diversificando em relação a conquista. Torço para que a Holanda ganhe, mas acredito que encontrará outras seleções bem fortes pela frente. A começar pela própria Alemanha, que nesta semana, em um amistoso com a seleção laranja, aplicou um sonoro 3 a 0, dominando completamente o jogo do começo ao fim. Tá aí uma seleção que já se encontra bem montada para a copa: Alemanha. Ainda temos o futebol da espanha, que se dispõe de mais de meio time do Barcelona em seu elenco titular.
É esperar pra ver a próxima copa. E torcer para que ela fique nas mãos da minha querida, desde infância, Holanda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário